Charmoso e democrático, Arraial d’Ajuda é um distrito que faz parte de Porto Seguro e tem hoje em torno de 30 mil habitantes. Em época de férias e feriados, o número de turistas que vêm visitar a região é muito grande, tornando esse destino cheio de possibilidades, que agradam a todos os tipos de pessoas, desde as crianças, até a melhor idade.
Para chegar em Arraial d’Ajuda, vindo de Porto Seguro é preciso atravessar a balsa, uma travessia de 10 a 15 minutos onde já se pode entrar no clima do vilarejo, apreciando a vista, e se tiver sorte, até avistar botos no rio Buranhém.
Chegando em Arraial, você irá seguir pela Estrada da Balsa, que liga a balsa ao centro de Arraial. Nesse caminho há diversas opções de hotéis e pousadas, e também barracas de praia muito conhecidas, como Sting Praia Bar, Corujão Beach Club, Villa Zena Restaurante, La Plage Beach Club, entre outros. É nessa região que o Residencial Maria Pitanga está localizado. A Praia mais próxima da balsa é a Praia do Apaga Fogo, seguida pela Praia de Araçaípe, e então a Praia dos Pescadores, que termina próximo ao Parque Aquatico.
Ao final da Estrada da Balsa, você vai chegar na Ladeira da Santa, onde à esquerda você vai poder ver a Fonte Milagrosa e ao lado a escadaria recentemente reformada, com seus mosaicos lindíssimos. Subindo a ladeira da Santa, você chegará na bifurcação, onde se seguir reto pegará a Estrada para Trancoso, e a esquerda você segue na direção do centro de Arraial d’Ajuda. Mas fique tranquilo, é só ficar atento às placas e você não vai se perder.
Entrando a esquerda na direção do centro de Arraial d’Ajuda, você vai poder ver ao seu lado direito o estacionamento do Parque Central. Se o objetivo for passear pelo centro de Arraial, Igreja, Rua Mucugê, a recomendação é já estacionar por ali mesmo, pois a partir dali, tudo será possível de ser feito a pé.
Qualquer rua que você entrar a esquerda, seja a que segue a esquerda do parque central ou a rua que passa ao lado do Supermercado Cambuí, você logo chegará na Praça da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, onde poderá visitar o primeiro santuário mariano do Brasil, cuja igreja teve sua construção iniciada em 1549. Atrás da igreja, não deixe de amarrar sua fitinha colorida e fazer seu pedido. A missa na Igreja Matriz acontece diariamente as 19h.
Retornando ao centro, siga pela Rua Brodway, que tem diversas lojas com artigos de vestuário, acessórios, restaurantes, lembrancinhas, artesanatos, até chegar a Praça dos Hippies, que a noite é palco de bandas alternativas, cercada das famosas barracas de capetas e drinks dos mais diversos, além de opções de lanches a preços acessíveis.
Siga na direção das barracas, e logo chegará na charmosa Rua Mucugê. Com suas ruas de paralelepípedo, lojas de moda, artesanatos, restaurantes, sorveterias e tudo que uma boa rua de uma linda vila praiana tem que ter para você se sentir realmente de férias. Vale lembrar que o comércio da Rua Mucugê em geral abre a partir das 16h.
A música ao vivo é presente em muitos dos restaurantes da Rua Mucugê, tornando o clima mais descolado e alto astral. E os mais adeptos de prolongar as noites, há opções de barzinhos animados, como os que estão no Beco das Cores, que movimentam o público de todas as idades, nacionalidades e estilos, e a Praça Caminhos do Mar, cercada de diversos restaurantes e petiscarias. Se a ideia é cair na gandaia, esticando noite adentro, não deixe de conhecer o balada do Morocha Club ou a Casa Ballantines, que só terminam ao amanhecer.
Ao chegar no Shopping d’Ajuda, que é um centro comercial que fica na Rua Mucugê, seguindo a esquerda, na rua da Sorveteria Frutos de Goiás, até o fim, a esquerda, você estará na Pousada Maria Pitanga. Estamos a apenas 300m da Rua Mucugê, o que permite que você faça todo o trajeto da Rua Mucugê até a Igreja de Arraial d’Ajuda caminhando. O trajeto da Rua Mucugê até a igreja é em torno de 800m.