Enjoy A Luxury Experience
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Make Your Stay Memorable
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Fully enjoy your stay with us
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Previous
Next

Saiba mais sobre a Tabua de marés

Muita gente vem pra Arraial d’Ajuda e não sabe da importância de se informar sobre o horário das marés. Já escutei muitas pessoas falando que não acharam bonita essa ou aquela praia, e que era muito diferente das fotos que tinham visto.

Hoje vamos falar um pouco sobre a tábua de marés. Entender a lógica faz toda diferença para você aproveitar ao máximo seus passeios.

Em poucas palavras, maré é o movimento de subida e descida do nível do mar. Esse movimento depende da posição do sol e da lua em relação ao nosso planeta.

Os pontos extremos desse movimento são a maré cheia (ou maré alta), quando a água visivelmente atinge seu nível mais alto e parece levar mais água para a terra, e a maré baixa (ou maré seca), em que a água atinge seu nível mais baixo, quando temos a impressão de que a água do mar foi retraída em direção ao oceano. É justamente no período de maré baixa, ou seja, quando o nível do mar está mais retraído e seco, que as piscinas naturais ficam em evidência e, portanto, melhores para aproveitar muitas das praias do litoral brasileiro.

Onde consultar a tábua de marés?

Geralmente as pousadas possuem esta informação em quadros, ou você pode perguntar na recepção. Você também pode buscar na internet esta informação, ou clique aqui .

A seta azul para cima indica a maré alta, o horário do ponto mais alto da maré e a altura que a maré sobe em seu ponto máximo (medida em metros). A seta vermelha para baixo indica a maré baixa e a altura em que a maré desce em seu ponto mínimo (medida em metros). Quanto menor for este número em metros na maré baixa, mais retraído o mar estará.

Se puder, escolha a semana em que o nível da maré esteja mais baixo (quando mais perto de 0,0, melhor)

Dicas:

• Evite passeios muito cedo, mesmo com maré favorável (no meio da manhã, com sol mais alto, as piscinas ficarão mais bonitas)

• Aproveite a piscina natural entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré, e até 60 minutos depois do nível mínimo da maré

• Consulte também o horário do nascer do sol e nascer da lua, a vista da lua cheia nascendo no mirante das fitas, atrás da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é lindíssimo e imperdível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
× RESERVAR