
Muita gente vem pra Arraial d’Ajuda e não sabe da importância de se informar sobre o horário das marés. Já escutei muitas pessoas falando que não acharam bonita essa ou aquela praia, e que era muito diferente das fotos que tinham visto.
Hoje vamos falar um pouco sobre a tábua de marés. Entender a lógica faz toda diferença para você aproveitar ao máximo seus passeios.
Em poucas palavras, maré é o movimento de subida e descida do nível do mar. Esse movimento depende da posição do sol e da lua em relação ao nosso planeta.
Os pontos extremos desse movimento são a maré cheia (ou maré alta), quando a água visivelmente atinge seu nível mais alto e parece levar mais água para a terra, e a maré baixa (ou maré seca), em que a água atinge seu nível mais baixo, quando temos a impressão de que a água do mar foi retraída em direção ao oceano. É justamente no período de maré baixa, ou seja, quando o nível do mar está mais retraído e seco, que as piscinas naturais ficam em evidência e, portanto, melhores para aproveitar muitas das praias do litoral brasileiro.
Onde consultar a tábua de marés?
Geralmente as pousadas possuem esta informação em quadros, ou você pode perguntar na recepção. Você também pode buscar na internet esta informação, ou clique aqui .
A seta azul para cima indica a maré alta, o horário do ponto mais alto da maré e a altura que a maré sobe em seu ponto máximo (medida em metros). A seta vermelha para baixo indica a maré baixa e a altura em que a maré desce em seu ponto mínimo (medida em metros). Quanto menor for este número em metros na maré baixa, mais retraído o mar estará.
Se puder, escolha a semana em que o nível da maré esteja mais baixo (quando mais perto de 0,0, melhor)
Dicas:
• Evite passeios muito cedo, mesmo com maré favorável (no meio da manhã, com sol mais alto, as piscinas ficarão mais bonitas)
• Aproveite a piscina natural entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré, e até 60 minutos depois do nível mínimo da maré
• Consulte também o horário do nascer do sol e nascer da lua, a vista da lua cheia nascendo no mirante das fitas, atrás da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é lindíssimo e imperdível!