Arraial d’Ajuda é um destino completo, que agrada todos os tipos de visitantes. Passeios, natureza, história, gastronomia, aqui tem entretenimento para todos os gostos!
Afinal, o que tem de bom em Arraial dAjuda? Listamos aqui os principais atrativos da nossa região, para que você selecione as atividades que são mais indicadas ao seu perfil.
– Praias com piscinas naturais
As praias da Pitinga, Mucugê e Ponta do Apaga Fogo são praias que nos períodos de maré baixa formam piscinas naturais, que são perfeitas para todas as idades. Nelas a água fica ainda mais quentinha, é possível ver animais da fauna marinha, como lesmas do mar, pequenos peixes e pequenos crustáceos.
– Praias com barracas descoladas ou família, com ou sem música ao vivo
Todas as praias de Arraial d’Ajuda tem ótima estrutura de barracas de praia, e muitas delas tem música ao vivo, na alta temporada todos os dias, e na baixa temporada nos finais de semana. Para quem prefere o sossego, há também excelentes opções sem música ai vivo também. Barracas de praia frequentadas por famílias, outras mais procuradas pelos jovens , outras com atrações para crianças. Nossa recepção pode te ajudar a encontrar as opções mais indicadas para o seu perfil.
– Parque aquático – Arraial Eco Parque
O Eco Parque foi inaugurado em 1997, com atrações que agradam todas as idades! Os brinquedos são importados da empresa Canadense Proslyde, considerada a maior fornecedora mundial de equipamentos destinados a parques aquáticos, responsável também pela fabricação dos brinquedos da Disney. É sucesso garantido! Consulte o calendário de funcionamento do parque, ingressos podem ser adquiridos diretamente no site do parque.
– Centro histórico de Arraial d’Ajuda
O Centro Histórico de Arraial d’Ajuda é um bom passeio para o final da tarde e visita imperdível para quem está na região. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o centro data do século XVI e está entre os destaques do destino. Separe um final de tarde para percorrer a praça e conhecer cada detalhe.
No Centro Histórico você vai conhecer a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, e é um dos principais motivos do crescimento da vila. Construída em homenagem à chegada da imagem de Nossa Senhora d’Ajuda trazida pelos jesuítas portugueses, a igreja original data do século XVI e é considerada o primeiro Santuário Mariano do Brasil. Já a edificação atual — com fachada e interior bem simples — é de meados do século XVIII.
Ao fundo da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, no Largo d’Ajuda, está o Mirante das Fitas, um dos pontos turísticos mais famosos da vila. Com vista para o mar e o verde da vegetação nativa, esse mirante tem lindo cenário e rende belos cliques. O momento mais bonito é ao pôr do sol, mas a visita é linda a qualquer hora do dia, especialmente quando o céu está limpo e o mar bem azul.
A Praça da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda merece uma caminhada com calma e tempo para curtir cada cenário. O local é cercado por coloridas casas coloniais, onde funcionam pousadas, lojas de artesanatos e produtos regionais, cafés e restaurantes.
– Visita a Reserva Indígena
Uma experiência única, de intenso contato com a natureza, onde você vai ter a oportunidade de vivenciar um pouco do que viviam os povos indígenas da etnia Pataxó, antes da chegada dos portugueses no Brasil. Caminhar por trilhas em meio a uma Mata Nativa preservada, poder observar armadilhas, métodos e locais de caça, diversas espécies de árvores centenárias, muitas já quase extintas. Assistir ou participar de rituais e danças, especialmente o ritual Indígena da Lua Cheia, é uma atividade que surpreende pela autenticidade e conexão com as raízes do povo genuinamente brasileiro.
– Mergulhos e passeios para observação da vida marinha
O passeio de escuna até o Parque Marinho do Recife de Fora é realmente lindo, onde você pode observar até mesmo sem mergulhar, uma fauna marinha riquíssima, além das formações de corais. Lá é possível praticar o mergulho livre ou com cilindro.
Prepare-se para momentos e emoções indescritíveis, com o passeio de observação de baleias Jubartes que ocorre no período de julho a outubro, que todos os anos viajam da Antártida em busca das águas calmas e mornas do sul da Bahia para acasalar e reproduzir. Durante esse passeio, que dura em média de 4 h a 4:30 h, é possível assistir um show com saltos, esguichos de água e cantos e nos dias de sorte ainda acompanhar o espetáculo emocionante das mães com os filhotes, famílias e grupos nadando juntos.
– Passeios e atividades radicais
Vôos de parapente, trilhas de quadriciclo, mountain bike, kite surf, canoa havaiana são atividades que agradam o público que não perde oportunidade de sentir a adrenalina nas veias! Procure agências e empresas regularizadas para que possa curtir todas as possibilidades que nossa região tem a oferecer, com segurança.
– Vida noturna
Arraial d’Ajuda tem inúmeras opções de restaurantes, bares, lojas, quiosques, além de casas noturnas, localizadas não só nas famosas Rua Mucugê e Rua Brodway, mas também na Estrada da Balsa e na Rua Nova, que estão abertas o ano inteiro, e enchem Arraial dAjuda de charme, e diversão.