Enjoy A Luxury Experience
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Make Your Stay Memorable
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Fully enjoy your stay with us
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Previous
Next

Passeios Bate e Volta saindo de Arraial d’Ajuda

Que Arraial d’Ajuda é um destino com inúmeras opções de passeios, todo mundo já sabe. Hoje vamos contar algumas opções de passeios para fazer em um dia, saindo cedinho de Arraial e voltando no final do dia. Essa é uma forma muito legal de explorar lugares e paisagens diferentes, especialmente para os turistas que vem para cá com mais frequência.

Passeio para Trancoso

Esse passeio é o mais conhecido, mas não poderíamos deixar de falar um pouco sobre ele. Saindo de Arraial d’Ajuda, existem duas opções de estrada para chegar até Trancoso. A chamada Estrada Velha, que passa pela praia de Taípe, pelo Aeroporto de Terra Vista, chegando a Trancoso por estrada de terra, apesar de ser o caminho mais curto, não é o mais rápido. Outra opção é o caminho pela estrada asfaltada, que demorará em torno de 45 minutos para chegar a este charmoso Distrito.

Em Trancoso, curta as paisagens deslumbrantes das praias de Coqueiros, Nativos, Rio Verde. No final do dia, suba até o Quadrado de Trancoso, para tirar lindas fotos do alto da falésia e ver o encontro do rio com o mar, e se der sorte, o nascer de uma lua cheia de tirar o fôlego de qualquer um. Ao cair da noite, é muito gostoso passear pelas lojinhas e restaurantes no Quadrado, e se quiser estender, escolha algumas das opções indicadas pelos nossos hóspedes para desfrutar de um jantar mais requintado (consulte nossas indicações na recepção).

Passeio para Coroa Vermelha

A Praia de Coroa Vermelha está localizada em Santa Cruz de Cabrália, que é uma cidade vizinha de Porto Seguro.  Coroa Vermelha tem 2 km de extensão e divide com a Praia do Mutá a mesma faixa de areia. É até difícil saber onde começa uma e termina a outra. Na dúvida, observe o monumento aos descobridores que existe na entrada de Santa Cruz Cabrália e considere que ali começa Coroa Vermelha.

Saindo de Arraial d’Ajuda, serão em torno de 20km, atravessando no caminho a balsa Porto Seguro – Arraial, o que deve levar cerca de 1h. Quem visita essa praia encontra mar calmo e azul, com lindas formações de piscinas naturais, boas opções de barracas e restaurantes para passar o dia, muita atividade para as famílias e ainda uma bela ponta de areia que adentra o mar na maré baixa e forma um dos mais espetaculares cenários da região. Na volta, não deixe de conhecer a feirinha de Coroa Vermelha, com artigos indígenas, moda praia e decorações, com o menor preço da região. Aproveite para contemplar o pôr do sol na balsa no seu retorno a Arraial d’Ajuda!

Passeio a Praia do Espelho

Não poderíamos deixar de citar o passeio clássico até as famosas piscinas naturais da Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), em Trancoso, que são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, as piscinas da Praia do Espelho se tornam um paraíso para os amantes do mar. O Trajeto de Arraial d’Ajuda até a Praia do Espelho é de 22km, o que leva em torno de 45 minutos, dependendo das condições da estrada.

Além da Praia do Espelho, outras duas porções de areia vizinhas merecem a visita. Para ir além do Espelho, basta andar para a esquerda rumo à Praia dos Amores e depois até a Praia do Outeiro. As duas também com visual esplendoroso. Na maré baixa, Amores e Espelho se unem e viram uma só praia. Entretanto, na maré alta, o mar fecha a passagem entre as duas e a Praia dos Amores fica isolada, tendo acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar). Daí o nome, afinal, lá os casais apaixonados ficam isolados quando o mar sobe.

Para ver as piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho e à Praia dos Amores, é preciso visitá-las na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas.

Passeio a Praia do Rio da Barra

Rio da Barra é uma das mais bonitas e isoladas praias de Trancoso. Afastada do Quadrado e com acesso de carro apenas por dentro de restaurantes, pousadas e condomínios, a Praia do Rio da Barra acaba se tornando um paraíso em meio aos dias agitados que vivem Trancoso, especialmente durante o verão. O trajeto de Arraial d’Ajuda até o Rio da Barra é de 18km, em torno de 40 minutos, sendo boa parte desse trajeto em estrada de terra.

Localizada entre a Praia dos Nativos (Trancoso) e a Praia de Taípe (em Arraial d’Ajuda), a Praia do Rio da Barra é cercada por lindas falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. A faixa de areia é longa, bem clarinha e fina. Já o mar, na maré baixa, apresenta deliciosas formações de piscinas naturais e, de quebra, a praia ainda conta com a foz do Rio da Barra para dar água doce aos visitantes.

Quase não há infraestrutura na Praia do Rio da Barra, o que a torna praticamente deserta. Basta caminhar por alguns minutos para longe do principal restaurante no local — o Restaurante Rio da Barra — para se sentir o único turista na região. E como a faixa de areia é bem longa, sempre há um cantinho sem ninguém. Rio da Barra está no meio do percurso entre Trancoso e Arraial d’Ajuda, passeio comum entre os turistas que curtem caminhadas à beira-mar. Vez ou outra, poderá passar por você algum viajante em caminhada.

Alguns trechos foram extraídos da fonte abaixo:

https://guia.melhoresdestinos.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
× RESERVAR