Muito se ouve falar sobre as lindas formações de falésias aqui na região de Arraial D’Ajuda e Trancoso. Mas afinal, você sabe o que são as falésias e como elas se formam?
Uma das características marcantes das falésias são as escarpas altas e muito íngremes, sem vegetação na sua extensão vertical, desenhadas pela ação do mar nos últimos 180 milhões de anos. Elas aparecem pela ação da erosão marítima nos intervalos entre as eras glaciais, quando o nível dos oceanos pode subir até 12 metros. A ação da água, assim como de outros fatores, como o vento e o clima, produz diferentes formas de relevo litorâneo.
Elas constituem belas paisagens ao redor do mundo e são observadas também no Brasil, principalmente nas praias do litoral nordeste. A aparência dos paredões varia de acordo com o tipo de rocha que o mar esculpiu. Nas praias do sul da Bahia, as falésias são geralmente avermelhadas, formadas a partir de terrenos de arenito, e podem apresentar também outras cores. Estão em constante processo de erosão, devido à ação do mar e do vento, por isso a vegetação que encobre a falésia é importante para controlar a erosão.
As falésias são importantes para o estudo das dinâmicas oceânicas e da maneira como o comportamento das marés interfere no relevo costeiro. Além disso, a análise de sua evolução fornece evidências significativas do avanço das águas do mar sobre o continente ao longo do tempo geológico.
Também são formações que precisam de preservação ambiental, por se apresentarem elevado grau de fragilidade e que demandam cuidados específicos no seu processo de uso e ocupação quando permitidos, além de algumas delas abrigarem espécies animais e vegetais, em especial as falésias inativas.
Aqui na nossa região, você pode admirar as lindas falésias avermelhadas e brancas principalmente desde as praias da Pitinga até Trancoso, passando pelas praias de Taípe, Rio da Barra, Nativos, Coqueiros, Coruípe (Espelho) até a Praia do Satu, próximo a Caraíva.
Fontes Consultadas:
https:// mundoeducacao.uol.com.br/geografia/falesias.htm
https:// brasilescola.uol.com.br/geografia/falesias.htm
https:// super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-falesias/
https://www. guiaarraialdajuda.com/meioambiente-arraialdajuda