Arraial d’Ajuda é uma região repleta de lindas paisagens e muitas praias de tirar o fôlego. Arraial tem sete praias principais e certamente uma delas vai combinar com você.
Cada uma das praias de Arraial d’Ajuda merece um pouquinho do seu tempo. Para quem é animado e gosta de caminhar, é possível conhecer várias praias em um mesmo dia.
Praia do Apaga Fogo
É a primeira praia chegando pela balsa de Porto Seguro. E se você fizer a travessia durante a maré baixa, já será possível avistar de longe a ponta de areia que faz da praia um destino especial. Se possível, dê uma paradinha logo que chegar a Arraial d’Ajuda para já curtir o visual. A Praia do Apaga Fogo está distante 3 km de Porto Seguro (via balsa) e 5 km do Centro Histórico de Arraial d’Ajuda.
Cercada por arrecifes, a Praia do Apaga Fogo tem mar calmo e com formação de lindas piscinas naturais na maré baixa. Ainda que a paisagem seja encantadora, o encontro do rio com o mar deixa a água desse trecho do litoral de Arraial d’Ajuda um pouco mais escura, mas o banho segue uma delícia. As areias são mais frequentadas pelos hóspedes dos hotéis da região, por isso a estrutura pra quem vem apenas passar o dia é um pouco mais tímida.
Principais Barracas de Praia: Boa Ideia 51.
Praia de Araçaípe
A Praia de Araçaípe é uma das mais tranquilas de Arraial d’Ajuda. Está localizada entre a Praia do Apaga Fogo e a Praia dos Pescadores, uma região frequentada tanto por turistas hospedados nos arredores quanto por moradores, que buscam a calmaria de Araçaípe em dias que há grande fluxo de pessoas na região. A praia costuma ter pouco movimento e ambiente bastante familiar, agradando especialmente a quem está com crianças.
Durante a maré baixa são formadas piscinas naturais maravilhosas que podem ser aproveitadas para a prática do mergulho com snorkel. É uma praia muito simples e de mar tranquilo, por causa da presença dos recifes de corais. No local existem barracas que servem bebidas, comida regional, aluga pranchas e muito mais. Para os aventureiros, outros esportes podem ser praticados como windsurf, o kitesurf, barco à vela, frescobol, dentre outros.
As principais Barracas de Praia aqui são: Restaurante Villa Zena, Sting Praia Bar, Corujão Beach Club, Rigatoni Beach Club, La Plage Beach Club e Stella del Mare.
Praia dos Pescadores
Também conhecida como a praia do Delegado, a Praia dos Pescadores fica à esquerda da Praia do Mucugê e conta com mar tranquilo, piscinas naturais e quiosques que oferecem peixes e frutos do mar fresquinhos. Por lá você encontrará um famoso arroz de polvo da Barraca do Nel, a preços acessíveis, o que garante a fama do lugar. A Praia dos Pescadores é mais frequentada por moradores e pescadores de Arraial d’Ajuda, mas é também uma boa pedida para turistas que buscam uma praia próxima ao Centro Histórico, oferta de estacionamento e quiosques com boa relação custo x benefício.
A Praia dos Pescadores é marcada pela presença do Arraial d’Ajuda Eco Parque, localizado na divisa com a Praia do Mucugê. O parque aquático é um dos mais populares pontos turísticos de Arraial d’Ajuda e vale investir um dia de diversão por lá.
Vale dizer que a Praia dos Pescadores sofre grande influência na maré. Na maré baixa, você verá lindas formações de piscinas naturais. Já na maré alta, a faixa de areia será tomada pela água e as ondas baterão nas cadeiras dos quiosques. Consulte a tábua de marés para saber o horário ideal para ir à praia.
Principais Barracas de Praia: Barraca do Nel, Quiosque do João Pescador
Praia do Mucugê
Quem visita Arraial d’Ajuda dificilmente deixará de passar pela Praia do Mucugê. A Praia do Mucugê é a mais movimentada de Arraial d’Ajuda e está localizada a cerca de 300 metros do Centro. É uma das mais frequentadas do Arraial d’Ajuda por ser a mais próxima do centro da vila e a favorita de quem curte mar piscininha, quiosques, restaurantes e atividades à beira-mar. Por ser a praia com acesso mais fácil e oferecer diversas pousadas próximas, ela costuma ser sempre bem disputada. Se você procura agito, a Praia do Mucugê é para você.
A praia tem boa oferta de quiosques e atividades como SUP, caiaque e mergulho, além de quadra de beach tênis. Para quem procura tranquilidade, essa pode não ser a melhor opção, pois costuma ter muitas mesas e cadeiras e com bastante movimento de turistas e vendedores ambulantes. Na maré baixa forma piscinas naturais extensas, que podem facilmente ser acessadas pelos turistas.
As barracas mais populares são: Cabana Arapati, Restaurante Dourado e o La Plage Beach Club
Praia do Parracho
A Praia do Parracho é a praia mais descolada de Arraial d’Ajuda. Parracho conquista o público jovem, festeiro e que adora um bom beach club. É lugar para quem quer ver e ser visto em Arraial d’Ajuda. Ainda que a Praia do Parracho tenha o lado baladeiro, ela também oferece trechos tranquilos, mar calmo na maré baixa, longa faixa de areia e coqueiros que completam bem o cenário, tornando a Praia do Parracho o destino ideal para todos.
Quando estiver no Parracho separe uns minutinhos para subir a Escada Rústica… o visual lá em cima recompensa!
O acesso à Praia do Parracho, a partir da Estrada da Pitinga, é feito pelas barracas de praia e todas tem estacionamento próprio.
Importante: não estacione em nenhum local da Estrada da Pitinga. A estrada é muito estreita e não é permitido estacionar. Não é sempre que há fiscalização, mas se você parar lá vai fazer com que o trânsito fique insuportável.
As principais barracas de praia são: Uiki Parracho, Sunrise Beach Club, Cabana Grande, Hayô Praia.
Praia da Pitinga
A Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda, está localizada entre a Praia do Parracho e a Praia de Taípe. Distante 10 km de Porto Seguro e 4 km do Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, Pitinga pode ser visitada de carro, van ou pé. A Praia da Pitinga reserva aos turistas um dos mais lindos cenários de Arraial d’Ajuda. Com faixa de areia longa, formação de piscinas naturais na maré baixa e paisagem dividida entre coqueiros e falésias coloridas, Pitinga é destino imperdível para quem busca um dia de descanso à beira-mar.
Independentemente de quantos dias você for ficar aqui, independentemente do seu estilo de viagem e faixa etária, essa praia não pode ficar de fora do seu roteiro! É na Pitinga que você começa a ver as falésias à beira mar, essas formações lindas e naturais que se formaram há milhões de anos atrás pela ação das águas da chuva e do mar.
A Praia da Pitinga tem um trecho com boa oferta de quiosques e outro cercado apenas pela exuberante paisagem do litoral sul da Bahia. O passeio pela Praia da Pitinga pode ser a pé ou de bike. Nos quiosques da praia, é possível alugar bicicletas com pneus largos, especiais para pedalar na areia. Independe de como você for, escolha sempre o horário da maré baixa.
Conheça o Mirante da Pitinga!
Em algum momento enquanto estiver na Praia da Pitinga, se gostar de caminhar e se aventurar só um pouquinho, você tem que conhecer as falésias de perto e subir até o Mirante da Pitinga!
Você gosta de um pouquinho de adrenalina? É lá do Mirante que saem os voos de parapente. Geralmente os instrutores que fazem os voos ficam perto do riozinho da Pitinga, não é difícil encontrar. Se quiser saber mais, fale com nossa equipe da recepção que poderá passar todas as informações.
As principais Barracas de Praia são: Barraca do Farias, Maré Beach Bar e Carlitos.
Praia de Taípe e Lagoa Azul
Não é a praia mais fácil de chegar, mas sem dúvida, é uma das mais bonitas e relaxantes do Arraial d’Ajuda.
Taípe é marcada por lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura. A vegetação é nativa e cercada por coqueiros, a faixa de areia é longa e o clima é de praia deserta. São poucas as barraquinhas que existem por lá. Se quiser fugir delas, basta andar alguns poucos metros. Assim, você terá a sensação de ter a praia somente para você.
O Taípe é uma praia onde não há nenhuma barreira de recifes de coral, o que torna o mar um pouco mais agitado mesmo na maré baixa. Porém, para quem só gosta de águas calmas, não se preocupe, lá você vai encontrar um rio muito gostoso, o Rio do Taípe. O rio é lindo, todo rodeado de manguezal e super gostoso para relaxar. Um cenário deslumbrante… as falésias ao fundo, o rio, o mar, um espetáculo da natureza que podemos apreciar sem esquecer de cuidar e preservar.
Partindo da Praia do Taípe tem duas caminhadas muito interessantes pra você fazer: indo para o seu lado esquerdo (olhando para o mar) você vai andar cerca de 800 metros para chegar na Lagoa Azul. E caminhando 1,8 km para o seu lado direito (olhando para o mar), você pode ir até as “pedras do Rio da Barra”, um lugar muito bonito que já vale a visita. Se a maré estiver baixa, você pode atravessar a barreira de pedras, com cuidado, e continuar a caminhada por mais 800 metros até o Rio da Barra. Esse rio é a “fronteira” entre Arraial d’Ajuda e Trancoso.
A Praia do Taípe é uma das mais afastadas do Centro do Arraial. São cerca de 14 km para chegar lá de carro. Indo pela praia é mais perto, aproximadamente 5 km saindo da Praia do Mucugê e 3,5 km a partir da Praia da Pitinga.
As principais Barracas de Praia são: Cabana Taípe, Cabana Falesias.
Agora que você já conhece um pouco mais de cada praia de Arraial d’Ajuda, me conta, qual tem mais a sua cara?
Fontes consultadas:
https://www.praias-360.com.br/bahia/arraial-da-ajuda/praia-de-aracaipe
https://guia.melhoresdestinos.com.br/praias-arraial-dajuda-54-280-p.html