Enjoy A Luxury Experience
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Make Your Stay Memorable
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Fully enjoy your stay with us
Primis hac auctor curabitur consequat sociosqu massa rutrum nascetur condimentum interdum ex.
Discover More
Previous
Next

8 Dicas para quem vai passar férias em Arraial d’Ajuda

Quando viajamos, queremos sempre saber de todas as dicas do lugar onde estamos indo, não é mesmo? Nada melhor do que dicas de moradores e pessoas que frequentam o local para te ajudar a aproveitar ao máximo a sua estadia!

Selecionamos aqui 8 ótimas dicas para que você já chegue com o máximo de informação e aproveite muito suas férias!

1. Sempre consulte a tábua de marés antes de programar seus passeios.

Essa dica nós sempre falamos, mas ainda assim percebemos que a maioria das pessoas não conhece a tábua de marés. A Tábua de marés é a tabela dos horários que a maré vai estar mais baixa, quando piscinas naturais se formam e as praias estão com as águas calmas e são mais lindas e também o horário da maré alta, que é quando o mar fica um pouco mais agitado e a faixa de areia da praia fica mais estreita. Isso está diretamente relacionado ao horário que você deve fazer especialmente os passeios, como por exemplo, ir à Praia do Espelho, agendar passeio para conhecer o Parque Marinho do Recife de Fora, programar caminhadas pela praia. Para saber mais sobre a Tábua de Marés, acesse nosso blog. E para consultar a tábua de marés, acesse esse link.

2.       Evite ficar transitando de carro pelo centro da cidade

Arraial Dajuda é um vilarejo histórico, e por isso suas ruas são estreitas e com pouca infra estrutura de estacionamentos. Em certos horários, na alta temporada, pode haver pontos de congestionamento. Por isso, a dica, caso você vá passear no centro da cidade, é deixar seu automóvel no estacionamento do Parque Central, que fica próximo ao Supermercado Cambuí, é gratuito, e de lá você pode fazer tudo a pé, seja caminhar nas ruas do Mucugê ou na Brodway, conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, e imediações. Há poucas opções de estacionamento particular na região, e as vagas de rua geralmente estão sob os cuidados de flanelinhas.

3.       Informe-se sobre taxas de consumação mínima em barracas de praia, especialmente nas praias de Trancoso, Espelho e mesmo em Arraial d’Ajuda.

Em Arraial d’Ajuda, fora da alta temporada, praticamente não há cobrança de consumação mínima nos restaurantes, em Trancoso e no Espelho, geralmente há valor mínimo. Sabemos que a maioria das pessoas não concorda com este tipo de cobrança, mas é importante estar bem informado para não ter surpresas. Em geral a consumação mínima não é nada além de consumir pelo menos um petisco no restaurante. Em troca dessa consumação mínima, a barraca de praia irá lhe oferecer cadeiras, espreguiçadeiras, ducha, banheiros, muitas vezes música ao vivo. Fique à vontade para escolher a barraca que condiz com seu estilo e também com seu bolso!

4.       Utilize o transporte público sempre que precisar

Aqui temos vans, moto táxi, taxi, e alguns motoristas de aplicativos (beep mobilidade, uber), estes últimos em menor quantidade. Porém, na baixa temporada, fique atento que após as 23h diminui bastante a oferta de transporte, por isso, caso você precise de transporte na madrugada, informe-se previamente com a pousada em que irá se hospedar para verificar horários e se necessário, agendar um transfer.

5.       Aproveite o clima praiano e deixe o salto alto em casa

As ruas em Arraial d’Ajuda tem calçamento de pedras, calçadas irregulares, o que dificulta muito andar com saltos altos por aqui. Além de ser perigoso torcer o tornozelo, ainda tem grandes chances de você estragar seu salto. Então aproveite e liberte-se, aqui não tem frescura, chinelos, tênis e sandálias rasteiras ou baixinhas são a melhor opção para bater perna por aí!

6.       A sombra dos coqueiros pode ser perigosa!

No calor do verão, é comum as pessoas se abrigarem do sol, nas sombras dos coqueiros. Parece um sonho tropical de todo turista na Bahia! Ou mesmo estacionar o carro embaixo do coqueiro para evitar que o carro esteja tão quente quando voltar da praia. Mas cuidado, porque pode acontecer de cair um coco sem aviso prévio, e por isso é melhor evitar, não é mesmo? Então sempre olhe pra cima para se certificar de que é seguro antes de aproveitar a sombra!

7.       Travessia da balsa após a meia noite

Uma pergunta que sempre nos fazem, é em relação aos horários da balsa que faz a travessia entre Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Durante o dia, a balsa funciona direto, em um intervalo de aproximadamente 15 minutos. Após as 22h o intervalo passa a ser de 30 minutos. Após a meia noite até as 6h da manhã, ou seja, na madrugada, a balsa sai de hora em hora, sendo que sai na hora exata de Porto Seguro (meia noite, 1h, 2h, 3h e assim por diante) e de Arraial d’Ajuda sai 00:15, 1:15, 2:15 e assim por diante.

8.       É possível ir de Arraial D’Ajuda ou Trancoso sem passar pela balsa

Na alta temporada ou em épocas de muito movimento, é comum a fila para a travessia da balsa demorar mais de 1h de espera. Mas, caso você precise ir de Arraial d’Ajuda para Porto Seguro ou de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda nos horário de fluxo intenso, você pode utilizar o caminho pela BR-367, seguirá a direita na BA-001 (Av. Minas Gerais). Este percurso não passa pela balsa, você chegará pela estrada que dá acesso a Trancoso e Arraial D’Ajuda. Pode colocar no GPS o seu destino e inserir evitar balsa, que ele irá te guiar pela estrada. O percurso é asfaltado e demora cerca de 50 minutos. Para saber mais, leia nosso blog que falamos mais sobre essa rota alternativa.

Tem mais alguma dica que pode ajudar quem ainda não conhece nossa região? Manda pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top
× RESERVAR